top of page

A terra é nossa casa e a natureza com seus recursos nosso meio de sobrevivência.

Temos que cuidar muito bem do que nos foi dado; Destruí-la é simplesmente se auto destruir !

Um planeta para todos !

Desenvolvimento sustentável envolve muito mais que a importância real e imediata de proteger a natureza como pregado por muitos. Trata-se de qualidade de vida em todas as suas formas. Pessoas sem educação, alimento ou dignidade, sempre estarão muito mais preocupadas em sobreviver do que preservar os recursos do planeta.

 

Grandes ações de preservação que não levam em conta estes três fatores citados, em muitas vezes são equivocadas.

 

Lembro-me de assistir a uma palestra de um cidadão que, falando em nome da sustentabilidade, pediu o fechamento de diversas indústrias.

 

Onde de fato está a sustentabilidade ? A que preço ? Existem processos alternativos de produção sustentável sempenalizar os trabalhadores produtores. O fator sustentabilidade ambiental não está acima do social ou econômico,mas sim andam juntos.

 

Ao longo desta nossa trajetória, falaremos sobre a necessidade de ações para preservação ambiental sem cometer o erro de esquecer os termos da balança; Falaremos sobre como podemos fazer a nossa parte sem depender de outras pessoas ou precisar de grandes esforços em conjunto e enfim, falaremos muito das ações a favor de um mundo melhor.

Cada um atuando enquanto consumidor, cidadão ou empresário sócio, econômico e ambientalmente responsável, faz nossas chances de sucesso parecer sempre possíveis e próximas, porque se pautam na educação, princípio de tudo.

 

Iniciemos esta nova fase analisando sobre a nossa relação com o planeta: proprietários ou inquilinos ? Lembram-se disto?

 

Falando apenas do planeta – consciência ambiental propriamente dita, respondam-me: O que precisamos salvar ?

 

O planeta ?... Então, vamos explorar os recursos até se esgotarem, explorar até que desapareçam nossas reservas naturais, aquecer o planeta até o máximo possível, vamos desmatar, poluir, degradar, matar animais e uns aos outros e o que conseguiremos ?

 

Se você respondeu o extermínio de todas as formas de vida no planeta, errou.

 

O que precisa ser salvo é a vida humana na terra e algumas outras formas de vida, não o planeta; Já parou para atentar ao fato de que o planeta já passou por outras catástrofes de proporções de extermínio e o sabemos é que, no momento seguinte do suposto extermínio, o planeta começou a se recriar com outras novas formas de vida onde estamos hoje.

 

O fato é que só nós desapareceremos, o planeta não ! E o ser humano, em sua imensa arrogância, prepotência e ignorância ainda usa o termo: TEMOS QUE SALVAR O PLANETA.

 

Quanta bobagem !

 

Bom, pelo menos de uma coisa temos certeza: Alguém precisa saber como conversar com este tal de “Sr. Planeta” prá ele ajudar a nos salvar !

 

Um viva aos empresários donos deste veículo de comunicação que abriram este tão importante espaço... Quem sabe este tal de “Sr. Planeta” lê esta coluna também !

 

Abraços a todos e até a próxima.

 

bottom of page